
Ontem tive a oportunidade de assistir o filme do Speedy Racer. Na verdade eu não iria assiti-lo, mas sabe como é... eu tinha acabado de chegar em casa, estava cansado, sentei no sofá, e por conhecidência o filme tinha acabado de começar. Já que esta lá.... resolvi ficar pra assistir.
A primeira impressão foi a de que o filme era para crianças (o que realmente é), mas assim como todo filme a là Pixar, esse também pode ser assistido por todos os públicos.
O filme é uma cópia fiel do desenho animado dos anos 60, mas claro, dentro do contexto do cinema-3d-hollywoodiano atual. Não que isso seja em si algo ruim, mas no mínimo nos deixa com um pé atrás. As cenas de corridas, no entanto, mudaram bastante. Parece um dos desenhos da Hot Weels que passa de manhã no SBT, só que muito mais legal. Os carros saltam, rodopiam, soltam óleo na pista e... EXPLODEM!! Achei que ao contrário do desenho original eles iriam cortar isso para deixar politicamente correto. Mas os carros realmente explodem, em bolas de fogo flamejantes, com peças voando para todos os lados. Tudo bem... eu sei que os pilotos são salvos pelo cockpit ultra moderno, mas mesmo assim os carros explodem !! Isso eu gostei.
A história gira em torno do Speedy Racer e sua paixão por corridas e em como ele tenta salvar o mundo das mega-coorporações capitalistas más. Até aí tudo bem, nada fora do comum. O que realmente gostei foi a forma como eles contaram essa história. Pra começar, o Speedy recebe uma proposta multi-milionária de uma coorporação que promete fazer dele o melhor piloto e talz. Ele recusa em nome da família e etc. Mas é interessante observar como o personagem do mal evolui durante a trama. Ele começa um cara legal, apesar de no fundo você saber que ele é do mal. Você torce pra ele não ser do mal... poxa ele é um cara legal. Isso acontece até o momento que ele revela todo a sua maldade interior e tudo mais.
O irmão do Speedy e seu macaco são os típicos personagens zorra-total, que só estão na história porque eles aparecem no desenho original, simplesmente não da pra tirar do roteiro. Mas não é que ficou legal, eu até ensaiei algumas risadas com as piadinhas. Acredito que não ficou tão ruim pq a proposta do filme é diferente desde o começo, coube um personagem assim. Diferente do Jar Jar Binks, uma mancha irreparável em Star Wars.
Mas a parte que mais gostei no filme foi o final. O Speedy consegue ir para a corrida mais importante do ano, onde estão os melhores pilotos e toda a glória das corridas. Era óbvio que ele iria vencer, mas o legal foi o modo como ele venceu. Não na última volta, disputando centímetros com o seu rival que teoricamente é melhor que ele. Essa disputa ocorreu, fato, mas não foi o mais importante. Não vou contar. Assista e veja.
Outra coisa bem legal são os créditos finais que fazem referências a vários clipes musicais. É bem divertido.
Realmente gostei do filme. Apesar dos diálogos melodramáticos, das lições de moral, dos capangas esteriótipos-sem-personalidade, o filme conseguiu chamar minha atenção. Não sei se foi o fato de eu ter assitido Speed Racer quando criançã, mas eles conseguiram uma posição de destaque no “The Leandro´s Movie List Award” (Copyright © 2008), em algum lugar entre Monstros SA e Vida de Inseto.
6 comentários:
Lendro com sua fixação por coisas explodindo...@___@
Muito cuidado com as palavras Pequeno Gafanhoto. Pra mim o Jar Jar Binks salvou a franquia de George Lucas [talvez não seja pra tanto, mas gosto desses personagens que proporcionam um respiro no meio da trama tramada].
Agora quanto ao filme...
Todos esses 'remakes' de desenhos antigos vem com cara de filme pra criança, mas a criançada parece ser a única que não gostar. Só quem consegue curtir muito esse tipo de produção são os tiozões que pensam "Speed Racer era mó legal"...
Fora isso, pra mim esse é um dos filmes não-curto-mas-vou-ver-no-cinema, pela qualidade dos efeitos e pelo visual psicodélico/LSD. Ideal pra assistir sobre o efeito de substancias alucinógenas.
Falei?
Coisas explodindo são realmente muuuito legais. =P
Então, nem assisti esse filme e nem me animou muito a assistir. Mas muito bom o seu relatório de atividades complementares Leandro.
isaac - Sim, explosões em filmes são bacanas dependendo do contexto.
camelo - Nunca disse que esse era um filme digno de ganhar oscar ou um dos melhores que ja assisti. Disse apenas que era um filme que superou em muito minhas espectativas. Esse filme me proporcionou 2 horas de diversão e só, nao tive nenhuma boa referencia semiotica de representação, linguagem cinematografica, roteiro ou sobre algum insight sobre o design o universo e tudo mais... foi apensa diversão.
karen - valeuww pela dica... vou dar um ctrl C + V e postar no blackboard
Sinto-lhe informar mas já postei o seu texto no blackboard como meu relatório de Atividades Complementares.
¬¬
Postar um comentário